A Comissão de Ensino e Treinamento (CET) da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) acaba de divulgar a nova proposta da Matriz de Competências SBOT, documento que representa um marco importante no planejamento educacional da sociedade para as próximas gerações de ortopedistas.
Fruto de um trabalho coletivo que envolveu especialistas indicados pela SBOT, ex-integrantes da CET, comitês de especialidades e supervisores de programas de residência, a nova matriz visa orientar de maneira mais atualizada os programas de residência médica e/ou especialização em Ortopedia e Traumatologia. O documento segue os princípios do ensino baseado em competências, alinhado às melhores práticas educacionais e às demandas da sociedade civil.
A nova proposta é uma evolução da matriz publicada na Resolução nº 22, de 8 de abril de 2019, do Ministério da Educação. Com a premissa central de que “o ortopedista deve ser capaz de…”, o documento detalha os pré-requisitos fundamentais que devem nortear a formação do futuro especialista SBOT.
Para contextualizar essa iniciativa, a Comissão de Ensino e Treinamento também elaborou uma carta aberta à comunidade ortopédica, na qual compartilha a visão e os objetivos deste trabalho, reforçando o compromisso com a qualidade da formação médica.
Leia aqui a Carta da CET e a nova Matriz de Competências SBOT, disponíveis no site da sociedade.