Preceptores

>>Preceptores
Preceptores2020-03-10T19:37:39-03:00

Destaques

Presidente: Marcelo Teodoro Ezequiel Guerra – Porto Alegre/RS
André Pedrinelli – São Paulo/SP
Alfredo dos Santos Netto – São Paulo/SP
César Rubens da Costa Fontenelle – Rio de Janeiro/RJ
Eduardo Jose Farias de Queiroz – Recife/PE
Jean Klay Santos Machado – Belém/PA
Adriano Fernando Mendes Junior – Juiz de Fora/MG
Hugo Alexandre de A. Barros Cobra – Rio de Janeiro/RJ
Benjamim Dutra Macedo – Belo Horizonte/MG

A Comissão de Preceptores foi idealizada com o intuito de cuidar e acompanhar a carreira de preceptor e as atividades de preceptoria em Ortopedia e Traumatologia. Tem por objetivos a formação, a coordenação, o planejamento e a supervisão do médico preceptor em Ortopedia e Traumatologia, assim como o planejamento e o calendário dos treinamentos e programas de ensino voltados aos médicos preceptores.

Missão
Aprimorar as competências pedagógicas dos preceptores dos serviços credenciados pela SBOT, auxiliando-os na aquisição , desenvolvimento e aplicação destes conhecimentos junto aos residentes.

Visão
Até 2020, constituir-se como uma das principais comissões de treinamento de preceptores do Brasil com enfoque em métodos pedagógicos baseados em competências levando em consideração, além dos aspectos técnicos, a dimensão humana do residente SBOT através de ferramentas de mentoria.

Valores
Defender o respeito para com o médico preceptor, com ênfase na sua formação humana ética, além da valorização do seu papel na formação do médico residente.

O que é um preceptor?

O preceptor na medicina é um profissional da área médica incumbido de acompanhar e orientar o residente durante o seu treinamento. Sua principal função é a de ensinar o exercício da profissão por meio de instruções formais e com determinados objetivos e metas.

Entre as suas características, devem estar conhecimentos e habilidades clínicas, atitudes profissionais, científicas, morais e éticas condizentes, pois a preocupação fundamental do preceptor envolve os processos de ensino e de aprendizagem durante o desenvolvimento das habilidades profissionais dos residentes.

O preceptor tem o papel de suporte, como mediador e facilitador, para ajudar o profissional em formação a adquirir mais confiança e segurança em suas atividades profissionais, reforçando as já adquiridas no processo de sua formação. Além disso, o preceptor deve servir de modelo e exemplo para o profissional recém-graduado, principalmente no que diz respeito ao comportamento científico, ético e moral.

O preceptor do Programa credenciado pela SBOT (Serviços de Ortopedia e Traumatologia) é o principal elo do residente com os valores e princípios da SBOT. É através dele que o residente terá acesso ao trabalho realizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Atualmente existem cerca de 2 mil preceptores em Ortopedia e Traumatologia no Brasil.

“Preceptor é o profissional que ensina, supervisiona, orienta e conduz o residente na prática da futura profissão. Ser um preceptor é uma honra, pois somos modelo e referência para os residentes. Temos a responsabilidade de mostrar aos novos profissionais as boas práticas da profissão, de proporcionar mudanças na mentalidade e de incentivar o residente a ser um diferencial na área em que atua”.

Dra. Maria do Patrocínio Tenório Nunes

Fale com a Comissão

E-MAIL

preceptores@sbot.org.br 

TELEFONE

11 2137-5405 (Thalyta)

CAPOT – Curso de Aperfeiçoamento do Preceptor em Ortopedia e Traumatologia

O Curso de Aperfeiçoamento do Preceptor tem por objetivo aprimorar a capacidade de atuação do médico preceptor em suas diversas competências. Ele é realizado em todas as regiões do país com a finalidade de harmonizar e unificar o ensino da Ortopedia e da Traumatologia no Brasil.
Objetivos do curso de aperfeiçoamento:

 Aproximar a SBOT dos preceptores
 Uniformizar o ensino da Ortopedia e da Traumatologia no Brasil
 Melhorar a formação do médico residente em Ortopedia
 Demonstrar conceitos e princípios atuais da didática médica
 Aperfeiçoar as habilidades de ensino e treinamento dos residentes
 Apresentar o programa da Comissão de Ensino e Treinamento (CET), suas diretrizes e regulamentos
 Demonstrar a programação de um curso para residentes

Durante o curso de aperfeiçoamento, são realizadas aulas interativas com atividades práticas, discussão, dinâmicas de grupo, simulando possíveis situações entre preceptores e residentes.

O curso de aperfeiçoamento já foi realizado para mais de 700 preceptores em todo o Brasil nos últimos quatro anos. A SBOT Regional é quem solicita o evento, que também é aberto para preceptores de serviços que não são credenciados pela SBOT. Além de todo conteúdo teórico e prático do ensino da Ortopedia e da Traumatologia, os preceptores também têm aulas de como gerenciar os residentes.

A capacitação do médico preceptor é fundamental para a formação dos médicos ortopedistas, futuros sócios da SBOT.

Fórum de Preceptores

A primeira edição do Fórum de Preceptores aconteceu em 2009 e desde então, o evento é realizado anualmente para preceptores de todo o Brasil. São debatidos temas como a profissionalização do preceptor, técnicas de ensino médico e prova de título de especialista. Também são discutidos os aspectos disciplinares da residência.

Em 2019, foi realizado o XI Fórum de Preceptores, nos dias 02 e 03 de agosto, na cidade de São Paulo.

Em 2020, o XII Fórum de Preceptores acontecerá nos dias 07 e 08 de agosto, em São Paulo. 

Documentos relacionados

Regimento Interno

Manual do Preceptor – 3ª edição

Modelo de Regimento Interno sugerido para os Serviços Credenciados SBOT 

Decreto Nº 80.281 – Regulamenta a Residência Médica, cria a Comissão Nacional de Residência Médica e dá outras providências.

Resolução CNRM 04/78 – Estabelece normas gerais, requisitos mínimos e sistemática de credenciamento da Residência Médica.

Comissão Nacional de Residência Médica

Lei 6932/81 – Dispõe sobre as atividades do médico residente e dá outras providências.

Membro quite tem desconto no Congresso Anual SBOT!
Por favor, aguarde enquanto estamos te redirecionando.
Confira as principais recomendações sobre a pandemia da COVID-19