ESG

>ESG
ESG2023-11-16T10:06:14-03:00

Nos últimos anos, o conceito ESG, do inglês Environmental, Social and Governance tem ganhado visibilidade e a SBOT, em maio de 2022, iniciou um trabalho mais focado nesse movimento, que está relacionado com a adoção de práticas que buscam suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. O objetivo é promover as mudanças necessárias permitindo a redução dos impactos ambientais, redução de custos operacionais, a melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores e a valorização de seus serviços.  

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou, em setembro de 2015, a Agenda 2030, um plano de ação que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade. 

Desses 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a SBOT atende 11 através de ações e políticas internas, além da realização de um congresso de Ortopedia mais sustentável.

BAIXE O RELATÓRIO DE IMPACTO SOCIOAMBIENTAL DO CONGRESSO ANUAL SBOT 2022

Para conhecer os 17 ODS leia e clique na imagem:



Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em que a SBOT atua! Clique e saiba mais.

Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. 

A SBOT realiza diversas Campanhas públicas promovidas para evitar acidentes domésticos, no trânsito, estimular práticas de exercícios físicos e proporcionar mais qualidade de vida e segurança para todos. Veja aqui!  

Atua no desenvolvimento das regiões brasileiras para melhorar o atendimento à saúde. O Congresso Anual SBOT e as atividades educacionais estão diretamente ligados à capacitação e à atualização dos profissionais que estão fora dos grandes centros. 

Atingir níveis mais elevados de produtividade das economias por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação. Promover o crescimento econômico inclusivo e  para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor. 

  • Propõe atualizações de técnicas cirúrgicas com a modernização e tecnologia do Cine SBOT e suas apresentações durante o Congresso Anual SBOT;
  • A SBOT, em 2021, fez uma consultoria de recursos humanos e qualificou todos os postos de trabalho com nível de remuneração. 
  • Emprega jovens aprendizes e estagiários, para assim garantir a oportunidade dos jovens que estão iniciando suas carreiras;
  • Contrata pessoas com deficiência e mulheres para o operacional do Congresso Anual SBOT e garantir um evento de sucesso;
  • Em 2022, mapeamos o material cenográfico que seria usado no congresso  antecipando o descartes em aterro sanitário e em parceria com Instituto IVG criou uma uma rede de ONGs para doação de cenografia e materiais e dar uma nova chance de uso a esses materiais;
  • No congresso de 2022, incentivou a contratação de fornecedores locais, gerando a economia da região e reduzindo a logística e evitando grandes deslocamentos e, consequentemente, a emissão de CO2.

Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis. Incentivar as empresas a adotar práticas sustentáveis. 

  • 47º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia recicla 80% do lixo produzido durante o evento;
  • 54º Congresso Anual SBOT realizando consultorias de sustentabilidade e ESG (Environmental, Social e Governance), alertando e assegurando que seus participantes, fornecedores e empresas patrocinadoras tenham responsabilidade na emissão de lixos e carbono, e ainda, garantindo a reutilização e reciclagem dos resíduos pós evento e desperdício de alimento;
  • No congresso de 2022, houve uma ação para incentivar a contratação de fornecedores locais, gerando a economia da região e reduzindo a logística e evitando grandes deslocamentos e, consequentemente, a emissão de CO2.
  • Além disso, no mesmo evento: usou-se o método dos R’s da sustentabilidade durante planejamento e pré-produção; evento paperless e incentivo aos expositores a fazerem o mesmo; substituição de garrafa plástica por aguá na lata para os palestrantes no;  criação e incentivo do uso de copos plásticos reutilizáveis como Meu Copo Eco; incentivo ao uso de copos de papel (fácil reciclabilidade); foi mapeado o material cenográfico que seria usado no congresso  antecipando descartes em aterro sanitário e em parceria com Instituto IVG criou uma uma rede de ONGs para doação de cenografia e materiais e dar uma nova chance de uso a esses materiais.

Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade.

  • Pegada de carbono: uma pesquisa durante o Congresso Anual SBOT de acordo com o deslocamento dos participantes e fornecedores para compensação de gás carbônico posteriormente, através do reflorestamento;

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

A SBOT promove anualmente mais de 50 eventos (on-line, presencial, gratuito e pago), cursos, provas e testes para, além de ensinar, comprovar a qualidade do ortopedista e do residente. Resultado disso:

A incessante busca pela melhor educação e ensino dos residentes com o anual  Fórum de Preceptores e o Curso de Formação de Precep tores da Residência em Ortopedia;

A excelência na Prova de Título todo ano aplicada para os residentes em Ortopedia e Traumatologia;

A disponibilização dos eventos apresentados em uma plataforma única:  Academia SBOT

A realização anual do Congresso SBOT que proporciona educação aprimorada através de aulas e palestras com renomados especialistas da área;

Criação de uma plataforma on-line que capacitará cada vez mais os preceptores e possibilitará o treinamento de residentes em Ortopedia e Traumatologia:  EducaSBOT.

Fortalecer a pesquisa científica, melhorar as capacidades tecnológicas de setores industriais. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

  • A SBOT promove constantemente a inovação, principalmente, em seus eventos e projetos de educação continuada:
  • Projeto de podcast, nova ferramenta que leva informações sobre Ortopedia ao associado:  Rádio SBOT;
  • Modernização da estrutura do Congresso Anual SBOT, em 2016;
  • Realização e apoio em eventos contemporâneos de aprimoramento técnico e científico, como o Cadáver Lab, em 2020;
  • Criação da Revista Brasileira de Medicina – RBO com publicações bimestrais que promovem e incentivam as pesquisas e artigos científicos;
  • No congresso de 2022, houve o ação para incentivo de contratação de fornecedores locais, gerando a economia da região e reduzindo a logística e evitando grandes deslocamentos e, consequentemente, a emissão de CO2.

Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e seus impactos.

  • Como realizado no 47º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, em que 80% do lixo produzido, foi reciclado
  • E como no 54º Congresso Anual SBOT, desde o início do projeto do evento, até sua execução e finalização. Utilizando recursos e fornecedores que pensam na mudança global e se preocupam com este fato. E também utilizando durante o evento os 5 Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar;
  • Além disso, no mesmo evento: usou-se o método dos R’s da sustentabilidade durante planejamento e pré-produção; evento paperless e incentivo aos expositores a fazerem o mesmo; substituição de garrafa plástica por aguá na lata para os palestrantes no;  criação e incentivo do uso de copos plásticos reutilizáveis como Meu Copo Eco; incentivo ao uso de copos de papel (fácil reciclabilidade); foi mapeado o material cenográfico que seria usado no congresso  antecipando descartes em aterro sanitário e em parceria com Instituto IVG criou uma uma rede de ONGs para doação de cenografia e materiais e dar uma nova chance de uso a esses materiais;

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis. Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis

  • A SBOT é membro do Instituto Ética e Saúde, que luta pela transparência e promoção de um ambiente de negócios mais ético na saúde do Brasil.

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

A SBOT representa médicos e médicas de alto nível, e cada vez mais mulheres ocupam espaço na especialidade.

Em 2022 criamos a Dra. SBOT, personagem que representa todas as mulheres ortopedistas;

O consagrado almoço das ortopedistas, efetuado anualmente no Congresso Anual SBOT.

As mulheres ortopedistas fazem parte da mesa diretora da SBOT, de suas Regionais e Comitês, além de integrarem a programação científica dos webinars, congressos e eventos em geral.

Em 2018, a SBOT foi presidida pela primeira vez por uma mulher, a Profa. Dra. Patrícia Fucs. Veja aqui.

Nos seus principais eventos a SBOT organiza pautas exclusivas voltadas às mulheres, como, por exemplo, a aula “Mulheres na Ortopedia” que será realizada no 54º Congresso Anual SBOT.

Contratação de pessoas com deficiência e mulheres pretas para o operacional do Congresso Anual SBOT.

Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países.

  • A SBOT contribui para a representatividade da Ortopedia e Traumatologia por meio de suas filiais em cada estado do Brasil;
  • Ações de valorização profissional que pretendem melhorar as condições de trabalho dos ortopedistas;
  • A SBOT, em 2021, fez uma consultoria de recursos humanos e qualificou todos os postos de trabalho com nível de remuneração.
  • Emprega jovens aprendizes e estagiários, para assim garantir a oportunidade dos jovens que estão iniciando suas carreiras;
  • Contrata pessoas com deficiência e mulheres para o operacional do Congresso Anual SBOT e garantir um evento de sucesso.

Tornar as cidades mais inclusivas, resilientes e sustentáveis. 

  • 54º Congresso Anual SBOT mais sustentável com montagem de estandes e brindes com materiais menos poluentes e reutilizáveis, geração e compensação de CO2, gestão de resíduos, redução de desperdícios e descarte correto de lixos;
  • Eventos, cursos e projetos educacionais que acontecem por todo estado brasileiro que certificam a inserção de trabalhadores e participantes do Brasil e regiões próximas;
  • Em 2022, mapeamos o material cenográfico que seria usado no congresso  antecipando descartes em aterro sanitário e em parceria com Instituto IVG criou uma uma rede de ONGs para doação de cenografia e materiais e dar uma nova chance de uso a esses materiais;
  • No congresso de 2022, incentivou a contratação de fornecedores locais, gerando a economia da região e reduzindo a logística e evitando grandes deslocamentos e, consequentemente, a emissão de CO2;
  • Além disso, no mesmo evento: usou-se o método dos R’s da sustentabilidade durante planejamento e pré-produção, evento paperless e incentivo aos expositores a fazerem o mesmo, substituição de garrafa plástica por aguá na lata para os palestrantes no, criação e incentivo do uso de copos plásticos reutilizáveis como Meu Copo Eco, Incentivo ao uso de copos de papel (fácil reciclabilidade).

Destaques

Último destaque

Membro quite tem desconto no Congresso Anual SBOT!
Por favor, aguarde enquanto estamos te redirecionando.