Regionais

>>>XI Jornada Maranhense valoriza troca de experiências

XI Jornada Maranhense valoriza troca de experiências

By |2018-12-15T11:33:37-03:0015/12/2018|MARANHÃO, Regionais|

A XI Jornada Maranhense de Ortopedia e Traumatologia, tradicional evento da SBOT-MA e que aconteceu em setembro deste ano, contou desta vez com uma programação diversificada, trazendo assuntos atuais e relevantes, a fim de propor discussões de casos e uma imensa troca de experiências.

A XI Jornada abordou temas direcionados não só aos profissionais da ortopedia, mas também aos demais profissionais de áreas relacionadas como: fisioterapia, enfermagem, nutrição, psicologia e educação física. Buscando também uma troca de experiências e informação em prol da melhoria da assistência integral ao paciente. Também foram discutidos assuntos como a terapia nutricional no pré e pós-operatório e prevenção e tratamento de complicações estéticas de feridas operatórias.

Marcella Gava, nutricionista de São Paulo, apresentou o ACERTO (Aceleração da Recuperação Total Pós-operatória), programa que visa acelerar a recuperação pós-operatória de pacientes através da terapia nutricional.

Luciano Rodrigo Peres Arruda, chefe do serviço de ortopedia e do estágio de cirurgia de joelho do Hospital Santa Marcelina, SP, falou sobre lesões multiligamentares do joelho e artroplastia em situações especiais.

Já Rafael Augusto Dantas Prinz, chefe do maior banco de tecidos musculoesqueléticos do país, o INTO, RJ, falou sobre o transplante de tecidos na ortopedia.

No encerramento da Jornada, o atual presidente da SBOT-MA, Rodrigo M. S. Caetano, falou sobre a atuação da entidade a favor da valorização e defesa profissional. Merece destaque sua apresentação sobre a importância da atuação política da SBOT e as ações para fortalecimento da Frente Parlamentar da Medicina.

Destaques da SBOT

Membro quite tem desconto no Congresso Anual SBOT!
Por favor, aguarde enquanto estamos te redirecionando.
Confira as principais recomendações sobre a pandemia da COVID-19