Regionais

>>>XI Jornada Maranhense valoriza troca de experiências

XI Jornada Maranhense valoriza troca de experiências

By |2018-12-15T11:33:37-03:0015/12/2018|MARANHÃO, Regionais|

A XI Jornada Maranhense de Ortopedia e Traumatologia, tradicional evento da SBOT-MA e que aconteceu em setembro deste ano, contou desta vez com uma programação diversificada, trazendo assuntos atuais e relevantes, a fim de propor discussões de casos e uma imensa troca de experiências.

A XI Jornada abordou temas direcionados não só aos profissionais da ortopedia, mas também aos demais profissionais de áreas relacionadas como: fisioterapia, enfermagem, nutrição, psicologia e educação física. Buscando também uma troca de experiências e informação em prol da melhoria da assistência integral ao paciente. Também foram discutidos assuntos como a terapia nutricional no pré e pós-operatório e prevenção e tratamento de complicações estéticas de feridas operatórias.

Marcella Gava, nutricionista de São Paulo, apresentou o ACERTO (Aceleração da Recuperação Total Pós-operatória), programa que visa acelerar a recuperação pós-operatória de pacientes através da terapia nutricional.

Luciano Rodrigo Peres Arruda, chefe do serviço de ortopedia e do estágio de cirurgia de joelho do Hospital Santa Marcelina, SP, falou sobre lesões multiligamentares do joelho e artroplastia em situações especiais.

Já Rafael Augusto Dantas Prinz, chefe do maior banco de tecidos musculoesqueléticos do país, o INTO, RJ, falou sobre o transplante de tecidos na ortopedia.

No encerramento da Jornada, o atual presidente da SBOT-MA, Rodrigo M. S. Caetano, falou sobre a atuação da entidade a favor da valorização e defesa profissional. Merece destaque sua apresentação sobre a importância da atuação política da SBOT e as ações para fortalecimento da Frente Parlamentar da Medicina.

Destaques da SBOT

Membro quite tem desconto no Congresso Anual SBOT!
Por favor, aguarde enquanto estamos te redirecionando.