Destaques SBOT

>>Videoteca SBOT: inscreva o seu vídeo agora mesmo

Videoteca SBOT: inscreva o seu vídeo agora mesmo

By |2019-06-10T15:10:25-03:0010/06/2019|Destaques SBOT|

A SBOT criou mais um projeto para valorizar a produção científica do ortopedista e, consequentemente, a sua atuação: a Videoteca SBOT – uma nova plataforma que disponibilizará vídeos de técnicas cirúrgicas realizadas por seus associados. Os novos vídeos terão destaque na Videoteca, que faz parte da Academia SBOT e serão disponibilizados para todos os ortopedistas.

Os vídeos deverão ser encaminhados para a Comissão de Educação Continuada (CEC) através do e-mail: cec@sbot.org.br com as seguintes informações:

– Nome(s) do(s) Autore(s), Coautores, Especialidade, Título do Vídeo.

Para a inscrição, vejam as orientações técnicas obrigatórias:

1. Documente seu vídeo sob o ponto de vista do cirurgião, com foco no que interessa ser mostrado em tempo médio de 03 a 05 minutos no máximo.

2. Use bem as imagens pré e pós-operatórias para ilustrar e descrever as indicações e resultado obtido.

3. Chame a atenção para fundamentos da técnica, incluindo o posicionamento do paciente, vias de acesso com estruturas em situação de risco, as opções intraoperatórias, e métodos de fixação e breve orientação sobre o pós-operatório.

4. Use imagens estáticas criteriosamente. Lembrar que o vídeo é um meio de movimento.

5. Intercale imagens abertas para estabelecer orientação do contexto e close-ups para mostrar detalhes cirúrgicos.

6. Marque sempre seu sítio cirúrgico e a incisão que deverá fazer.

7. Intercale fotos “picture-in-picture” quando julgar interessante para esclarecer a técnica.

8. Edite o programa final para omitir ações cirúrgicas que não são essenciais numa demonstração, como dissecção de rotina, hemostasia, suturar etc.

9. Certifique-se da qualidade da locução, que deve ser clara, de fácil compreensão e sem ruídos desnecessários.

10. Embora os vídeos possam ser patrocinados por empresas, procure ser imparcial quanto aos produtos utilizados, não sendo permitido qualquer menção ou alusão da empresa fabricante.

Os vídeos serão utilizados como instrumentos de Educação Continuada dos membros SBOT pelo site da sociedade.

Para assistir a Videoteca SBOT:

Basta acessar a área restrita do site da SBOT (www.sbot.org.br) e, depois de realizar o seu login, acessar a Academia SBOT, que está na aba “Aos Associados” embaixo de “Educação Continuada”.

Além da Videoteca, a Academia SBOT disponibiliza diversos programas de atualização científica como o Congresso Online, Atualização Online, entre outros cursos que abordam temas de todas as subespecialidades da Ortopedia e de Traumatologia.

Destaques da SBOT

Faça sua inscrição