Comitês > Quadril

>>SBQ retoma Curso de Cirurgia Avançada de Quadril

SBQ retoma Curso de Cirurgia Avançada de Quadril

By |2018-12-18T16:22:58-03:0018/12/2018|Comitês > Quadril|

A Sociedade Brasileira de Quadril registrou uma concentração de eventos científicos da maior importância nos últimos meses do ano. Em agosto a SBQ participou ativamente do “Second International Consensus Meeting on Musculoskeleton Infection”, cujas conclusões podem ser acessadas na íntegra no portal da sociedade (www.sbquadril.org.br).

Em setembro, voltou a ser realizado depois de seis anos o 14º Curso de Cirurgia Avançada de Quadril, no Hospital Sírio Libanês. Também em setembro, Ribeirão Preto recebeu a 17ª Jornada Paulista de Patologia do Quadril, durante a qual teve lugar o curso de treinamento de todos os serviços credenciados pela SBQ para que participem do REMPRO/SBQ – Registro Multicêntrico de Procedimentos Operatórios – o qual, terminado o programa-piloto, passará a ampliar seu escopo para atingir o Brasil inteiro.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Quadril, Guydo Marques Horta, a sucessão desses eventos da maior importância, aos quais se somam várias reuniões do Clube do Quadril, do Clube da Preservadora e do Grupo de Estudos de Pelve, Acetábulo e Fêmur, promovidos pelas sete Regionais da instituição, comprovam o dinamismo da sub-especialidade. Ele ressalta que das 12 subespecialidades da Ortopedia e Traumatologia, o Quadril é a segunda em número de especialistas, vindo logo atrás do Joelho e superando o número de especialistas em Coluna.

“O 14º Curso de Cirurgia Avançada de Quadril teve esgotadas as 400 vagas oferecidas”, diz Guydo Horta, e foi primorosamente organizado por Sérgio Rudelli e Emerson Honda, que trouxeram convidados internacionais e programaram palestras de quase todos os ex-presidentes da SBQ.

Já a 17ª JOPPAQ teve 512 participantes, se valeu de técnicas pedagógicas-educacionais e contou com a participação de especialistas do Brasil e do exterior, bem como a participação de técnicos da indústria e de órgãos reguladores e fiscalizadores do desenvolvimento e fabricação dos produtos para a saúde.

O Consenso Mundial em Infecção Musculoesquelétrica, em Filadélfia, teve grande participação de sócios da SBQ, cujo presidente foi representado pelo diretor científico da Regional Paraná, Tiago Busato, que é por sinal o único brasileiro no corpo editorial do The Journal of Arthroplasty.

Para se ter uma ideia da importância do evento nos Estados Unidos, Guydo Horta lembra que foi apresentado um ‘algoritmo de diagnóstico para infecção’, porque embora o índice de ATQ com problemas de infecção seja baixo, 0,6%, é uma complicação grave, difícil de resolver e com a qual os ortopedistas se preocupam, à medida que no mundo inteiro aumenta exponencialmente o número de implantes de próteses de quadril.

Quanto ao Curso de Treinamento do REMPRO/SBQ, três representantes de cada serviço credenciado para formação de cirurgiões de quadril participaram do evento, no auditório do Hotel JP, em Ribeirão Preto.

O Registro Multicêntrico de Procedimentos Operatórios, REMPRO/SBQ já funciona em escala-piloto desde fevereiro deste ano e registra as informações sobre as artroplastias primárias do quadril realizadas num centro, experiência essa que serviu para que a coordenação do programa fizesse as adequações que se mostraram necessárias, quando então ficou patente a necessidade de um curso de treinamento voltado não apenas aos cirurgiões, mas também ao coordenador administrativo de cada instituição.

Para 2019, é ambiciosa a pauta científica da SBQ, conclui Guydo Horta, pois não só o congresso bienal da SBQ está com sua preparação bastante adiantada, como a Sociedade se volta agora para a organização do Primeiro Simpósio de Cirurgia Preservadora, necessário à medida que se registra o aumento desse tipo de cirurgia por parte dos associados.

Destaques da SBOT

Membro quite tem desconto no Congresso Anual SBOT!
Por favor, aguarde enquanto estamos te redirecionando.