Notícias

>, Regionais, RIO DE JANEIRO>SBOT-RJ promove primeiro Curso Avançado de Sutura de Menisco Hands On

SBOT-RJ promove primeiro Curso Avançado de Sutura de Menisco Hands On

By |2018-12-15T12:29:20-03:0015/12/2018|Notícias, Regionais, RIO DE JANEIRO|

A CEC/SBOT-RJ, com apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBJC), promoveu o primeiro Curso Avançado de Sutura de Menisco Hands On. Realizado no Laboratório Anatômico da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), o evento recebeu 24 cirurgiões ortopedistas de várias regiões do país. O curso ofereceu uma programação extensa com palestras de 12 especialistas no tema e prática de quatro técnicas em cadaverlab: inside out, outside in, all inside e lesão raiz.

O organizador do curso e também membro da CEC/SBOT-RJ, Max Ramos, comentou sobre a iniciativa. “Sabemos da dificuldade que encontramos em nosso país para realizar esse tipo de curso, por conta da legislação vigente. Contudo, a parceria com a UNIRIO, juntamente com apoio da SBOT-RJ e da SBCJ, nos proporcionou a oportunidade de desenvolver esse encontro que contribui para o aperfeiçoamento dos profissionais e para melhor atendimento aos nosso público”, afirmou.

Elemar Resch, especialista em cirurgia de joelho da cidade de Santa Maria (RS), falou sobre o motivo de vir ao Rio participar do encontro. “O curso é muito importante, pois os estudos vêm mostrando a importância do menisco no funcionamento do joelho. E essa técnica de sutura meniscal, apesar de não ser nova, tem conquistado cada vez mais relevância. Não é sempre que temos um curso dessa importância no Brasil, por conta da nossa legislação. Quando soube da oportunidade, não pude deixar de participar”, destacou.

O diretor executivo da Sociedade de Anatomia do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ) e professor de anatomia da UNIRIO, Luiz Henrique Pereira Alves, explicou que a parceria com a SBOT-RJ foi realizada através do projeto “Anatomia para Todos”, desenvolvido pela Universidade. “O programa visa estabelecer parcerias, como essa realizada hoje aqui com a SBOT-RJ justamente para fomentar anatomia experimental e anatomia médica cirúrgica, revertendo em conhecimento para a comunidade científica”, disse Alves. Ele assinalou que, atualmente, a universidade possui um dos maiores acervos de peças cadavéricas da Região Sudeste.

O diretor da Regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho (SBCJ), André Siqueira, esteve presente como um dos palestrantes e parabenizou a SBOT-RJ pela organização do evento. “O curso é de alto nível e de extrema importância para a educação continuada do ortopedista”, disse.

Anatomia e Biomecânica dos Meniscos, Tipos e Mecanismos de Lesão, Imageologia nas Lesões Meniscais, Quando e Porque Indicar o Reparo Meniscal, Fatores de Crescimento Associados ao Reparo Meniscal, Lesões Radiais São Reparáveis – o que diz a literatura, lesão meniscal associada à Lesão do LCA, Lesões Irreparáveis – transplante x scaffolds foram os temas abordados na parte teórica do curso.

Destaques da SBOT

Faça sua inscrição