Na manhã do último sábado, dia 8 de agosto, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) promoveu o 12º Fórum de Preceptores, evento online voltado para atualização e promoção de aprendizado aos preceptores voltados à área ortopédica.
Segundo Marcelo Guerra, presidente da Comissão de Preceptores, responsável pela organização do evento, o fórum promovido de forma inédita na modalidade online demonstrou a possibilidade da realização de experiências acadêmicas remotas sem perda de qualidade no conteúdo. Para ele, “a experiência foi reveladora. Houve uma organização feita por uma excelente equipe de trabalho guiada pelo presidente da SBOT, Glaydson Gomes Godinho, um verdadeiro líder. Da mesma forma, o grande número de inscritos confirma que a SBOT continua forte em seu papel orientador sobre as melhores práticas de ensino e aprendizagem da Ortopedia.”
Sobre o material disponibilizado, houve uma diversa variedade de conteúdos relevantes para os preceptores. Como destaque, pode-se citar “os desafios trazidos pela pandemia COVID-19, a importância da Mentoria nas novas relações entre o preceptor e o residente e as soluções que a Comissão de Ensino e Treinamento (CET) está implantando para a próxima prova para a obtenção do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT)”, salienta Guerra.
Por fim, Marcelo Guerra oferece o sucesso do evento ao esforço do presidente da SBOT, Glaydson Godinho. “Sua capacidade de enfrentar essa verdadeira guerra que estamos enfrentando revela um homem de grande capacidade de liderança. Por outro lado, confirma-se que a SBOT sabe escolher seus líderes, e isto é muito importante”, finaliza Guerra.