Destaques SBOT

>>SBOT presente no Congresso Nacional

SBOT presente no Congresso Nacional

By |2019-09-23T09:01:27-02:0023/09/2019|Destaques SBOT|

Mais de 200 pessoas participaram da Solenidade em Homenagem ao Dia do Ortopedista realizada no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, e de uma audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família, no dia 17 de setembro, para debater o futuro da especialidade no Brasil.

Para a solenidade, Moisés Cohen, presidente da SBOT, compôs a mesa junto ao deputado Dr. Luizinho, Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde, Hiran Gonçalves, coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, Carlos Alfredo Lobo Jasmin, diretor de defesa profissional da AMB, José Luiz Dantas Mestrinho, coordenador do IBDM, dDeputado João Roma e dDeputado Mário Heringer.

Requerida pelo gabinete do deputado Dr. Luizinho, a sessão solene em Homenagem ao Dia do Ortopedista destacou a história da SBOT –- que completará 84 anos no próximo dia 19 de setembro, data em que é comemorado o Dia do Ortopedista –- e foi reconhecida por todos os presentes como uma sociedade forte representando uma das especialidades mais procuradas pela população.

Em sua fala, Moisés Cohen, presidente da SBOT, ressaltou o compromisso da Sociedade pela luta da valorização do ortopedista e, consequentemente, um melhor atendimento à população:. “A SBOT coloca-se absolutamente à disposição da população em todos os estados da fFederação através das suas rRegionais. A Ortopedia brasileira apoiará incansavelmente aqueles que sempre estiverem trabalhando em busca de uma política justa e perfeita para, juntos, fazermos um Brasil melhor. Eu tenho certeza de que esta casa pode fazer toda a diferença nesse escopo”, ressaltou Moisés Cohen.

Segundo o deputado Dr. Luizinho, a ideia é que o evento se perpetue nos próximos anos, pois a mobilização da classe médica é fundamental para a valorização dos profissionais. “É muito importante a nossa mobilização, não só dos ortopedistas, mas de todos os médicos. Nós temos que nos fazer respeitar no campo da saúde privada e da saúde pública e vamos fazer o protagonismo dentro dessa casa. Vocês podem contar conosco e com o nosso mandato”, disse ele.

Para o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que também é ortopedista, a SBOT é uma sociedade referência no eEnsino e tTreinamento de todas as especialidades médicas, e esse reconhecimento é de extrema importância no processo de certificação dos profissionais de saúde. “É da Ortopedia o principal exemplo de como se confere e certifica-se. É da SBOT que nasce a maior referência de comissão de ensino e treinamento de todas as especialidades. Não podemos dar um milímetro de passo atrás. Não é porque encharcamos de quantidade que vamos abrir mão de qualidade. Sejam e continuem fazendo o filtro de controle de qualidade porque a sociedade é a maior beneficiada”, disse o ministro.

Audiência pública: em pauta, o futuro da Ortopedia

Dando sequência ao dia, o grupo reuniu-se para uma audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família para debater o futuro da especialidade no Brasil. Moisés Cohen, fez uma apresentação mostrando cinco pontos que são preocupações e reivindicações da categoria: 1) a judicialização da Saúde; 2) a necessidade da atualização e modernização da Tabela SUS; 3) a importância da formação profissional e da valorização da residência médica; 4) o pleito de um assento para a SBOT na Câmara Técnica da Agência Nacional de Saúde (ANS) e 5) o fortalecimento do combate à corrupção no Brasil.

Todos os temas foram discutidos entre os participantes, que fizeram sugestões, e após o debate com os médicos presentes na audiência pública, foi decidido que o material será transformado em uma carta para marcar o posicionamento da SBOT a favor do desenvolvimento e melhora do Sistema de Saúde do país. Em breve o documento será disponibilizado para todos os associados da SBOT.

CONFIRA AQUI A CARTA AOS BRASILEIROS

Destaques da SBOT

Membro quite tem desconto no Congresso Anual SBOT!
Por favor, aguarde enquanto estamos te redirecionando.