Destaques SBOT

>>SBOT participará de revisão e atualização da Tabela SUS

SBOT participará de revisão e atualização da Tabela SUS

By |2019-04-26T15:00:20-03:0024/04/2019|Destaques SBOT|

Nesta terça-feira (23) foi definida a criação de um Grupo de Trabalho para revisar e atualizar a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) 

A luta e a defesa por melhores condições de trabalho para todos os ortopedistas brasileiros sempre fizeram parte da missão da SBOT, mas desde que a valorização profissional foi definida como seu novo posicionamento, resultado de um planejamento estratégico iniciado em 2018, o tema tem sido o principal mote das ações de todas as comissões de trabalho da Sociedade.

Com esse foco, a SBOT foi representada por Luiz Antonio Munhoz da Cunha, presidente da Comissão de Políticas Médicas, em audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família nesta terça-feira (23). Na pauta, a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) que não é reajustada há 17 anos e a criação de um Grupo de Trabalho para fazer sua revisão e atualização já que os recursos repassados pelo Governo para pagar procedimentos hospitalares, principalmente de média complexidade e de atenção básica à saúde, estariam defasados.

Para Luiz Antonio Munhoz da Cunha, um dos setores mais afetados são os hospitais responsáveis por boa parte do atendimento do SUS e que sofrem com o sub-financiamento. A falta de reajuste da tabela coloca os profissionais, principalmente os ortopedistas que atendem muitos casos ligados as OPME’s, em uma situação desgastante de trabalho. “Reconhecemos a dificuldade que os ortopedistas estão vivenciando atualmente em relação a Tabela SUS, que é a referência de pagamento, mas que está muito defasada principalmente em atendimentos de baixa e média complexidade. A consequência disso são filas intermináveis”, disse.

O Deputado Luiz Antonio Teixeira Jr., requerente da audiência, enfatizou que a ideia é mostrar onde existe orçamento dentro do Ministério da Saúde para trazer recursos para tabela do SUS, facilitando e ampliando o número de atendimentos à população. O resultado da audiência foi a criação de um Grupo de Trabalho para estudar a atualização da Tabela SUS e a SBOT participará deste processo.

Assista na íntegra a audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família realizada no dia 23/04, em Brasília onde a SBOT foi representada por Luiz Antonio Munhoz da Cunha, presidente da Comissão de Políticas Médicas: https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/55131

Reunião com o Ministro da Saúde

Aproveitando a ida à Brasília, os representantes da Comissão de Políticas Médicas da SBOT, Luiz Antonio Munhoz da Cunha e Luiz Carlos Sobania, se reuniram com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta para discutir as diretrizes do Ministério da Saúde em relação à tabela de honorários do SUS. Também estiveram com Marcelo Campos, diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática da Secretaria de Atenção à Saúde.

 

Últimas notícias da SBOT

Membro quite tem desconto no Congresso Anual SBOT!
Por favor, aguarde enquanto estamos te redirecionando.