Notícias

>>SBOT participa de artigo sobre cirurgias eletivas em meio à COVID-19

SBOT participa de artigo sobre cirurgias eletivas em meio à COVID-19

By |2020-05-07T11:51:36-03:0007/05/2020|Notícias|

O International Consensus Group (ICM), elaborou um documento que expõe a opinião de 77 especialistas em cirurgias ortopédicas, infectologia, microbiologia, virologia e anestesia, sobre as circunstâncias e procedimentos que devem influenciar um ortopedista a realizar, ou não, intervenções cirúrgicas eletivas durante o período de pandemia da COVID-19.

Nomeado como “Resuming Elective Orthopaedic Surgery During the COVID-19 Pandemic”, o artigo expõe que técnicas e protocolos de realização das intervenções cirúrgicas devem ser alterados ou implementados visando minimizar o risco de transferência do vírus SARS-CoV-2. 

Além disso, é necessário considerar e adaptar os hospitais e sistemas de saúde de forma individual, ao levar em conta o número de pessoas e fornecimentos de EPIs disponíveis, para então definir como e quando as recomendações serão colocadas em prática em cada caso.

Sobre os pacientes de cirurgias eletivas, o documento aponta que todos devem ser testados e examinados para verificar se a pessoa contém o vírus da COVID-19 em seu corpo. Caso o resultado seja positivo, o infectado não deve ser operado. 

O Dr. Luiz Sérgio Marcelino Gomes, presidente da Comissão de Infecção Musculoesquelética da SBOT, assim como a infectologista Dra. Ana Lucia Munhoz Lima, também membro da mesma comissão, participaram da realização do artigo, escrito em inglês. Agora, Marcelino e Ana Lucia estão trabalhando na elaboração de uma tradução do documento original, que ainda contará com comentários complementares e adequações sobre a realidade no Brasil, para alguns dos procedimentos sugeridos.

Destaques da SBOT

Membro quite tem desconto no Congresso Anual SBOT!
Por favor, aguarde enquanto estamos te redirecionando.
Confira as principais recomendações sobre a pandemia da COVID-19