Notícias

>>SBOT apoia carta da AMB sobre manutenção de boas condições para médicos

SBOT apoia carta da AMB sobre manutenção de boas condições para médicos

By |2020-05-11T12:23:04-03:0011/05/2020|Notícias|

Diante da pandemia da COVID-19, os sistemas de saúde de muitas localidades espalhadas pelo Brasil estão enfrentando muitas dificuldades com relação ao número de profissionais disponíveis para o combate à propagação do vírus. Sendo assim, o Ministério da Saúde criou o programa “O Brasil Conta Comigo”, focado em direcionar, de forma emergencial, especialistas da área da saúde para os locais que estão operando sem um número satisfatório de médicos, como é o caso do estado do Amazonas.

Mediante a essa situação, a Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou uma carta, assinada por seu presidente, Lincoln Lopes Ferreira, pedindo o apoio das sociedades de especialidades médicas na busca pela garantia e manutenção de boas condições a esses médicos que estão sendo deslocados para áreas que possuem fragilidade em seus sistemas de saúde. 

A AMB descreve em sua carta as seguintes garantias que a instituição vê que são essenciais para o funcionamento correto do projeto: oferta de EPIs e de condições de trabalho como remuneração adequada, incluindo insalubridade e adicional noturno (quando for o caso), infraestrutura para atendimento (medicamentos, respiradores e outros equipamentos e insumos fundamentais em um cenário como o atual), alojamento e custos de deslocamento e de retorno à origem, quando necessários.

A SBOT e outras sociedades de especialidades médicas auxiliariam a AMB, não só na divulgação dessas garantias, mas também na vigilância, por parte da organização nacional e suas regionais, dos locais que receberão esses médicos deslocados, assim como todos os outros profissionais que trabalham no combate à COVID-19. Essa observação teria o intuito de verificar se os profissionais de saúde estão recebendo condições de trabalho condizentes com os itens citados acima. 

Por fim, a AMB disponibiliza em seu site (amb.com.br) a cartilha do Ministério da Saúde na íntegra para os médicos que tiverem interesse em obter mais informações ou fazer parte do programa.

Últimas notícias da SBOT

Membro quite tem desconto no Congresso Anual SBOT!
Por favor, aguarde enquanto estamos te redirecionando.