Notícias

>>Queixas ortopédicas pós COVID-19 invadem consultórios de ortopedistas

Queixas ortopédicas pós COVID-19 invadem consultórios de ortopedistas

By |2021-07-20T18:38:46-03:0020/07/2021|Notícias|

Após procuras sobre recuperação muscular posterior à infecção pelo coronavírus, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia compartilha recomendações sobre o tema

Os estudos e pesquisas em relação à COVID-19 são incessantes e a cada momento os conceitos estão mais resolutivos. Um dos tópicos que envolve a nossa área é a perda muscular dos pacientes com esta doença e a SBOT escolheu o tema de recuperação muscular em função da grande demanda que os ortopedistas têm recebido em seus consultórios de pacientes em uma condição de pós COVID-19 e queixas ortopédicas.

Para o presidente da Comissão de Campanhas Públicas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Jean Klay dos Santos Machado, as formas moderadas e graves da COVID-19 têm gerado sarcopenia, que é a diminuição da musculatura, o que chamamos de massa magra. “Toda vez que essa condição ocorre, existe uma exposição das articulações à sobrecarga. Então, pacientes que já vinham com alguma doença osteoarticular, ficam mais sintomáticos diante de um quadro de sarcopenia”, afirma Jean Klay, que ainda salienta que quanto maior o processo inflamatório da COVID-19, maior será a repercussão na musculatura. 

Segundo o estudo “Skeletal Muscle Wasting and Function Impairment in Intensive Care Patients With Severe COVID-19”, realizado por médicos do Hospital Sírio Libanês em março de 2021, envolvendo pacientes de terapia intensiva com COVID-19 grave, a perda muscular e a diminuição da força muscular ocorreram precocemente e rapidamente durante 10 dias de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses achados demonstram a forte relação da perda de função do músculo esquelético em pacientes com COVID-19 grave.

A recuperação

A reabilitação muscular deve se iniciar ainda enquanto os pacientes estão no hospital, através de movimentos realizados no leito e/ou caminhadas curtas. Para Jean Klay, as orientações da SBOT têm o objetivo de conscientizar as pessoas da ocorrência desta perda muscular e da importância dos cuidados precoces. 

Para colaborar com as recomendações sobre o assunto, a SBOT lança seu novo vídeo com o personagem Dr. SBOT sobre “Recuperação muscular pós COVID-19. 

O presidente da Comissão de Campanhas Públicas da SBOT finaliza recomendando que as pessoas que contraírem a doença procurem um médico ortopedista para receber as orientações e cuidados para uma recuperação muscular adequada. Para aqueles que não tiveram a doença, salienta-se a relevância de manter um adequado condicionamento muscular. “Além de estar associado com quadros mais leves da doença no caso de uma eventual infecção por COVID-19, o condicionamento muscular vai certamente facilitar a recuperação”, conclui Jean Klay.  

Confira o vídeo aqui!

Sobre o Dr. SBOT

Considerando seu papel social perante a sociedade, a Comissão de Campanhas Públicas da SBOT, presidida por Jean Klay Machado, elabora um projeto que tem como principal objetivo levar informações de qualidade direcionadas ao público leigo sobre assuntos ligados à Ortopedia. 

O programa “Dr. SBOT” funciona através da veiculação de vídeos explicativos em que um personagem animado aborda temas do cotidiano da população, como dores nas costas, como não ter acidentes em casa, a prática adequada de atividade física, entre outros. Conheça todo o material no Youtube da SBOT: www.youtube.com/user/SBOTBR.

 

CONFIRA O QUE SAIU NA MÍDIA:

Destaques da SBOT

Membro quite tem desconto no Congresso Anual SBOT!
Por favor, aguarde enquanto estamos te redirecionando.
Confira as principais recomendações sobre a pandemia da COVID-19