Destaques SBOT

>>Ministério da Saúde abre cadastro de voluntários

Ministério da Saúde abre cadastro de voluntários

By |2020-04-03T14:43:33-03:0003/04/2020|Destaques SBOT|

Desde o dia 19 de março, está aberto o cadastro de voluntários para a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FNS). O Ministério da Saúde já recebeu mais de 3,7 mil inscrições de profissionais da área de saúde que estão se disponibilizando para trabalhar na prevenção e combate ao COVID-19. O banco de voluntários é organizado pelo Ministério da Saúde, que poderá acionar os profissionais a qualquer momento.

O cadastro está aberto para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192); os profissionais de saúde dos hospitais universitários, institutos nacionais, rede assistencial hospitalar federal, estadual, municipal e serviços privados como: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e fisioterapeutas.

O cadastro será avaliado semanalmente e os voluntários receberão um e-mail de confirmação e orientações de como proceder. Não existe remuneração, uma vez que se trata de trabalho voluntário. O Ministério da Saúde fica responsável por custear o deslocamento e ajuda de custo, quando o profissional necessitar atuar fora de seu domicílio.

A Força Nacional do SUS

A Força Nacional do SUS foi criada em 2011 para atuar no atendimento a vítimas de desastres, calamidades públicas ou emergências em saúde pública que exijam uma resposta oportuna, rápida e coordenada em apoio aos Estados e municípios do Brasil. Ela é acionada quando o município ou o estado decreta situação de emergência, calamidade ou desassistência e solicita o apoio do Ministério da Saúde.

Os profissionais da saúde que integram a Força Nacional do SUS atuam com orientações técnicas, ações de busca ativa e monitoramento de pacientes, atendimentos, liberação de medicamentos e apoio na reconstrução da rede de atenção à saúde local. Em caso de dúvidas, o voluntário pode encaminhar e-mail para: fnsus@saude.gov.br.

Faça aqui o seu cadastro.

 

Últimas notícias da SBOT

Membro quite tem desconto no Congresso Anual SBOT!
Por favor, aguarde enquanto estamos te redirecionando.