Blog

>, ESPÍRITO SANTO, Regionais>Exercícios ajudam a fortalecer ossos e articulações

Exercícios ajudam a fortalecer ossos e articulações

By |2019-01-10T17:38:46-03:0015/12/2018|Blog, ESPÍRITO SANTO, Regionais|

“Os anos não vêm sozinhos”, diz o ditado popular. E o corpo sabe disso muito bem. É comum, por exemplo, que com o passar do tempo apareçam dores nas articulações e nos custe mais trabalho fazer certos movimentos que desde criança resultavam tão simples e naturais.

A articulação se encontra onde se unem dois ou mais ossos, como o joelho, quadril, cotovelo ou ombro. Esta pode ser danificada por várias razões, como a artrite ou a utilização contínua, o que faz com que se desgaste e provoca dor, rigidez e inflamação.

Felizmente, embora não possamos parar a roda do tempo, existem duas ações que sim podemos tomar para retardar seus efeitos sobre a saúde: uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios. Por exemplo, a atividade física regular te ajuda a manter a densidade óssea à medida que envelhecemos e a reduzir a dor nas articulações. Além disso, ajuda a controlar o peso, que exerce mais pressão sobre as articulações.

Os exercícios de flexibilidade e equilíbrio, por exemplo, ajudam a conservar a capacidade dos movimentos. Você pode fazer alongamento, yoga ou tai chi, pelo menos três vezes por semana, tomando cuidado para não esticar demais e de pré-aquecer o corpo alguns minutos antes, para evitar lesões.

Os exercícios aquáticos também têm se mostrado eficazes para fortalecer os músculos e evitar quedas. Mas seja qual for que escolher, lembre-se sempre de consultar seu médico antes de iniciar qualquer nova rotina de exercícios, para que possa te orientar e te advertir se deve evitar algum tipo de movimento ou atividade, se você tiver alguma condição de saúde.

Além disso, aprenda a distinguir a “dor saudável” de uma dor por uma lesão, para evitar problemas. Desde então, comece gradualmente, sem exigir demais, e adicione mais intensidade somente após um tempo, quando seu corpo estiver pronto para avançar.

Últimas notícias da SBOT

Membro quite tem desconto no Congresso Anual SBOT!
Por favor, aguarde enquanto estamos te redirecionando.