INSCREVA-SE COM DESCONTO NO CONGRESSO ANUAL SBOT 2025

Notícias

>>Congresso Anual SBOT é palco para criação da Aliança Brasileira pela Saúde e Segurança no Trânsito (ABSAT)

Congresso Anual SBOT é palco para criação da Aliança Brasileira pela Saúde e Segurança no Trânsito (ABSAT)

By |2024-07-04T18:55:59-03:0022/11/2023|Notícias|

Aliança será responsável pela criação de um grupo de trabalho com ações para maximizar o impacto de promover os pilares de segurança no trânsito discutidos na Assembleia Geral da ONU

Na última quinta-feira (16), durante o 55º Congresso Anual SBOT, em Brasília, representantes de entidades médicas, organizações sociais e órgãos privados se reuniram para assinar a Aliança Brasileira pela Saúde e Segurança no Trânsito (ABSAT), uma iniciativa inédita que visa combater a crescente violência no trânsito brasileiro.

Criada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET), a ABSAT será composta também pelo Deputado Federal Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, Conselho Federal de Medicina, Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde – CONASS, Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde – CONASEMS, Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Brasileira de Oftalmologia (CBO) e a Polícia Rodoviária Federal.

“Com a participação ampla de todas as entidades, o objetivo é promover ações de prevenção conjuntas para o alcance das metas da Década do Trânsito 2021-2030 da ONU e OMS no país, ou seja, reduzir em 50% o número de mortes e lesões graves”, explica João Matheus Guimarães, presidente da SBOT. Segundo a OMS, globalmente, mais de 3,5 mil pessoas morrem por dia nas vias, o que equivale a quase 1,3 milhão de mortes evitáveis e cerca de 50 milhões de pessoas lesionadas a cada ano – tornando-se a principal causa de óbitos de crianças e jovens em todo o mundo.

A Aliança continuará com os esforços no sentido de mobilizar o maior número possível de órgãos públicos, entidades da sociedade civil e demais instituições comprometidas com a causa da saúde e segurança no trânsito. “Novas adesões são não apenas bem-vindas, mas essenciais para fortalecer ainda mais a Aliança e ampliar seu impacto. Acreditamos firmemente que, através de uma mobilização abrangente e da cooperação entre diferentes setores da sociedade, poderemos alcançar resultados duradouros na redução de sinistros de trânsito e na preservação de vidas. Juntos, somos a força motriz para transformar a realidade do trânsito brasileiro”, ressaltou o presidente da Abramet, Antonio Meira Júnior.

No Brasil, o último levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontou que entre 2010 e 2019 o Brasil registrou um aumento de 13,5% nas mortes (em números absolutos) no trânsito, em relação à década anterior, com uma taxa de mortalidade por 100 mil habitantes que cresceu 2,3% neste período, mostrando resultados bastante frustrantes em relação à meta global estipulada pela ONU.

“O desafio de prevenir acidentes e atender suas vítimas é enorme. O médico brasileiro conhece bem a realidade dos hospitais e prontos-socorros que lidam diretamente com pessoas que precisam de cuidados por conta dessa situação. Por isso, o CFM está empenhado a garantir apoio às iniciativas relacionadas à assistência, mas também às ações preventivas. Com embasamento na ciência, em evidências, vamos juntos tornar as cidades brasileiras mais seguras para a circulação de pessoas e veículos”, ressalta o presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo.

Promoção da Saúde e da Segurança no Trânsito

O Grupo de Trabalho da Aliança buscará consolidar ações para maximizar o impacto de promover os pilares para segurança no trânsito discutidos na Assembleia Geral da ONU, com o objetivo de reduzir mortes e lesões no trânsito em 50% até 2030. Para o presidente da ABRAMET, Dr. Antônio Meira, “no exame meticuloso de aptidão da saúde dos condutores, o alerta sobre a conscientização da responsabilidade individual no ambiente trânsito será constante”.

João Antonio Matheus Guimarães, reforça que medidas como redução de velocidade, orientações sobre o uso do celular enquanto estiver dirigindo, incentivo do uso de cinto segurança também no banco de trás, uso de capacete, entre outras, ajudarão a evitar que os sinistros ocorram. “A participação da SBOT em ações desta natureza faz parte da sua missão e estimula a todos que consolidem esta política pública pois as vítimas de trauma e suas sequelas evitáveis, ainda superlotam os hospitais.”

O Deputado Federal Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, mais conhecido como Deputado Luizinho, compartilha da mesma preocupação do presidente da SBOT e reitera sobre os impactos que os acidentes causam em toda comunidade, além de enfatizar a relevância com o compromisso estabelecido. “Não existe outra saída para um país como nosso que não seja a prevenção em todas as áreas. Os acidentes têm um impacto nas unidades hospitalares, nos municípios, nos estados e na vida das pessoas. É crucial unir forças em parceria com a sociedade civil. O Brasil precisa de união e essa aliança representa isso”, destaca o deputado.

 

Participaram da solenidade o presidente da SBOT, João Antonio Matheus Guimarães; o presidente da ABRAMET, Antônio Edson Souza Meira Júnior; o Deputado Federal Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior; o presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran da Silva Gallo; Leonardo Vilela, secretário executivo do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde – CONASS; Nilo Bretas, diretor técnico do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde – CONASEMS; Akira Ishida, presidente da AMB; Alípio de Sousa Neto, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia; e Jeferson Almeida Moraes, diretor de operações da Polícia Rodoviária Federal.

 

Últimas notícias da SBOT

Membro quite tem desconto no Congresso Anual SBOT!
Por favor, aguarde enquanto estamos te redirecionando.