Comitês > Coluna Vertebral

>, Notícias>Conferência destaca evolução da cirurgia de coluna nos últimos 50 anos

Conferência destaca evolução da cirurgia de coluna nos últimos 50 anos

By |2018-12-12T15:25:52-03:0012/12/2018|Comitês > Coluna Vertebral, Notícias|

A conferência magna “50 anos da cirurgia de coluna vertebral no Brasil”, proferida pelo Prof. Elcio Landim abriu o programa da coluna vertebral inserido na edição cinquentenária do Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (CBOT 2018), que aconteceu em novembro, no Riocentro, Rio de Janeiro.

Landim fez uma retrospectiva cronológica do tratamento da coluna, destacando, inicialmente, alguns nomes ícones da ortopedia brasileira. Estimulando a reflexão da plateia com o questionamento: “O que se fazia?”, o ortopedista descreveu os principais problemas de coluna e a evolução do tratamento em 50 anos no país.

As atividades científicas da coluna no primeiro dia do evento seguiram após a conferência, com a apresentação de duas palestras e uma mesa redonda.

O doutor Alexandre Fogaça abordou o tema “50 anos de evolução do trauma raquimedular no Brasil”, tendo por referência pesquisas do Cenatra, ligado ao Hospital das Clínicas USP.

Já o Dr. Fernando Façanha Filho discorreu o tema “ 50 anos de evolução nas abordagens das infecções da coluna vertebral”, mostrando os fatores e a etiologia da doença em nível nacional.

A sessão foi encerrada com a mesa redonda “Apresentação de Casos”, coordenada pelo doutor Marcelo Wajchenberg. Ele apresentou três casos clínicos para discussão dos debatedores: Elcio Landim, Alexandre Fogaça e Fernando Façanha Filho.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia SBOT, o 50º CBOT contou com a colaboração das Sociedades filiadas, entre as quais a Sociedade Brasileira de Coluna.

Destaques da SBOT

Membro quite tem desconto no Congresso Anual SBOT!
Por favor, aguarde enquanto estamos te redirecionando.