Loading...
COMITÊ DE PATOLOGIA DO QUADRIL2018-12-19T18:16:28-03:00

Destaques

Último destaque

Comitê de Patologia do Quadril

O primeiro Congresso Brasileiro de Quadril foi organizado e presidido por Márcio Ibrahim de Carvalho, em 1981, na cidade de Salvador (BA). Com participação de aproximadamente 200 ortopedistas, o evento foi a semente que germinou a Sociedade Brasileira de Quadril. Apenas um ano depois, durante o Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia realizado também em Salvador, durante uma reunião previamente agendada no programa oficial do congresso, foi composta a primeira diretoria da Sociedade, responsável por organizar o II Congresso Brasileiro do Quadril, em São Paulo, programado para 1984. Na mesma ocasião, a nova diretoria, composta por Sérgio Rudelli como presidente, Emílio Noel Cordeiro como vice-presidente, Luiz Alves Ferreira, como secretário, Emerson Honda, como tesoureiro e José Carlos Affonso Ferreira, como diretor científico, foi incumbida de elaborar o estatuto da nova Sociedade.

Nesse período, a diretoria da SBOT, assim como muitos membros da entidade, temia pelo crescente aumento de sociedades de especialidades e totalmente independentes da sociedade maior, a SBOT. Por isso, decidiu-se mudar o nome da Sociedade Brasileira do Quadril para Comitê do Quadril, com uma diretoria totalmente independente quanto às suas atividades científicas e burocráticas, mas que poderia ser questionada ou mesmo dissolvida diante de fatos considerados graves tão somente pela convocação da Assembleia Geral. A SBOT não perderia a sua supremacia de sociedade-mãe e teria, para evitar possíveis abusos principalmente quanto à continuidade de alguns membros em postos de mando, o controle do Comitê através da mais democrática das suas reuniões, que era e continua sendo a sua Assembleia Geral.

Dessa forma, em outubro de 1984, foi realizado o II Congresso Brasileiro do Quadril no Hotel Maksoud, em São Paulo. Foi um evento memorável, com a duração de cinco dias e a presença de, aproximadamente, 450 participantes, além de vários convidados ilustres. No último dia do evento, a Assembleia Geral Ordinária aprovou, por aclamação, o primeiro Estatuto do Comitê Brasileiro da Patologia do Quadril, e a mesma diretoria foi reeleita para dirigir o Comitê do Quadril para o biênio seguinte, com a incumbência de organizar o III Congresso Brasileiro do Quadril também em São Paulo, no ano de 1986.

Mas no ano de 1996, durante a gestão de Pedro Ivo de Carvalho, o Comitê de Patologia do Quadril foi transformado em Sociedade Brasileira do Quadril, mantendo-se a mesma diretoria nacional e sendo criadas as regionais e o primeiro estatuto da nova entidade. E já sob a égide dessa nova descrição estatutária, foi realizado o VII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Quadril em Foz do Iguaçu (PR). Nessa ocasião, foi criada também a regional do Rio de Janeiro, tendo como presidente Jorge Luiz Penedo, e escolhido Sérgio Rudelli para presidir o VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia do Quadril, que foi realizado no Hotel Renaissence, em São Paulo, em novembro de 1999.

Atualmente, a Sociedade Brasileira do Quadril possui 600 membros e é dividida em regionais:
Norte/Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Paulista, Rio de Janeiro, Paraná e Sul. A Sociedade Brasileira do Quadril tem um compromisso pedagógico importante a cumprir no contexto da Ortopedia brasileira, de divulgar o trabalho e a organização de seus profissionais em todos os eventos ortopédicos levados a termo, seja no Brasil ou no exterior.

Presidente: Guydo Marques Horta Duarte
Vice-Presidente: Marcos Noberto Giordano
Tesoureiro: Márcio Rangel Valin
Diretor Científico: Marco Antônio Pedroni
Secretário: Giancarlo Cavalli Polesello
Presidente do XVIII Congresso Brasileiro de Quadril: Paulo Silva

I – Regional Paulista: Takeshi Chikude
II – Regional Norte/Nordeste: Henrique Ribeiro Gonçalves
III – Regional Rio de Janeiro: Cláudio Feitosa de Albuquerque Júnior
IV – Regional Centro-Oeste: Anderson Freitas
V – Regional Sudeste: André Gaudêncio Ignácio de Almeida
VI – Regional Sul: Anthony Kerbes Yépez
VII – Regional Paraná: Josiano Carlos Valério

SOBRE O COMITÊ

ENDEREÇO
Rua Baronesa de Bela Vista, 411
Conj. 14-T
Bairro Congonhas – São Paulo/SP
CEP: 04612-002

TELEFONE
(11) 3941-8741
(11) 5093-7373

Membro quite tem desconto no Congresso Anual SBOT!
Por favor, aguarde enquanto estamos te redirecionando.