Loading...
COMITÊ DE OSTEOPOROSE2019-02-05T21:17:13-03:00

Destaques

Último destaque

Comitê de Osteoporose e de Doenças Osteometabólicas

Entre 1991 e 1992, um grupo de ortopedistas formado por mim, Sérgio Hagi Eis, Roberto Guarniero, Nelson Menda, Edson Cerqueira e Bernardo Stolnick, fazia parte de um trabalho de pesquisa, multiprofissional e multicêntrico, chamado “Projeto Osteoporose 2000”. Era uma pesquisa entre médicos e pacientes sobre os conceitos e a percepção da osteoporose em 10 anos, patrocinado pelo antigo Laboratório Rhodia. Nesse tempo, todos nós já éramos pioneiros no campo da densitometria óssea e tratamento da osteoporose. Nesse período, foi iniciada a movimentação para criar o Comitê de Osteoporose na SBOT.

Laredo, acompanhando o movimento, sugeriu um abaixo-assinado para ser levado à discussão na reunião da Comissão de Ensino e Treinamento e Comissão de Educação Continuada (CET e CEC) no congresso da SBOT em Curitiba em 1996. O abaixo-assinado, em Goiânia, contou com o apoio e trabalho de Juarez Albieri e de Augusto Braga. Raimundo Grossi, do Rio, participou ativamente de toda movimentação. Em Curitiba, foi aprovada moção para fundar o Comitê, que deveria ser apreciada durante Congresso ORTRA 1997 no Rio, e foi nomeado defensor o Professor Paula Schott para apresentar o projeto, com apoio de Claudio Santili (membro fundador do Comitê). No Rio, o Comitê foi aprovado.

Fui o primeiro presidente, e continuei por duas gestões. O primeiro Congresso do Comitê, em 1998, foi realizado no auditório da sede da SBOT na Chácara Santo Antônio. Promovemos um evento público no Ibirapuera, com apoio do Prof. Marco Amatuzzi, do Hospital das Clínicas, com presença da Liga do Trauma. Houve caminhada no parque e shows no palco. Da organização desse evento participaram Juarez Albieri e Augusto Braga, de Goiânia. Paulo Roberto Dias dos Santos, de São Paulo, teve presença constante e ativa na organização desse evento. Wallace Marion, Claudio Santili, Nelson Menda, Edson Cerqueira, Sérgio Hagi, Roberto Guarniero e Bernardo Stolnick, Márcio Pacini, Pérola Plapler e João Francisco Marques foram convidados importantes. Henrique Mota compareceu como congressista e a partir de então, foi participante ativo do grupo.

A segunda atividade do Comitê, ainda em 1998, foi no 31o Congresso Brasileiro da SBOT, realizado em Goiânia, tendo como convidado Thomas Einhorn, ortopedista de Boston, e Luiz Aguilar Rodriguez, ortopedista de Madri. Thomas Einhorn participou também em 2000, com o Comitê, no congresso no Rio.

Dentro do grupo, surgiu o programa Casa Segura, caminhadas de prevenção da osteoporose e quedas, cartilhas e folhetos para o público. Participamos do programa da SBOT de cursos de Educação Continuada, sempre em duplas, para diversas regionais, com o grupo formado por mim, Juarez Albieri, Bernardo Stolnick, Roberto Guarniero e Paulo Roberto Dias dos Santos. A segunda Caminhada foi promovida em Fortaleza, coordenada pelo Henrique Mota e as Secretarias de Saúde do estado e município.

Edison Cerqueira promoveu dois congressos, sendo um em Cabo Frio e outro em Niterói. Roberto Guarniero fez um Congresso no auditório do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Sérgio Hagi, em Vitória (ES), promoveu excelente evento. Henrique Mota organizou congresso em Fortaleza e outro evento em São Luiz do Maranhão. Claudio Mancini organizou Congresso em Bonito (MS). Salomão Jasqui, do México, foi nosso convidado em diversos eventos. O X Congresso do Comitê (ABOOM) foi um sucesso atual, organizado pelo Bernardo Stolnicki. A partir de 1998, o Comitê (ABOOM) passou a ter participação ativa em todos os congressos nacionais da SBOT.

Lindomar Guimarães Oliveira

Presidente: Luiz Jordan Macedo do Amaral
1º Vice Presidente: Cecilia Bento de Mello Richard Ferreira
2º Vice Presidente: Francisco de Paula Paranhos Neto
1º Secretário: Jeferson Marlon Pieritz
2º Secretário: Rafaela Breijão de Melo
1º Tesoureiro: Rodrigo Galdino de Paula
2º Tesoureiro: Emilio Cezar Mamede Murade
Comitê Científico: Bernardo Stolnicki, Cláudio Marcos Mancini Junior, Fábio Tadeu Tavano
Relação internacional: Lindomar Guimarães Oliveira
Revista Científica: Frederico Barra de Moraes, Henrique Mota, Lindomar Guimaraes Oliveira
Relações institucionais: Márcio Passini Gonçalves de Souza

SOBRE O COMITÊ

ENDEREÇO
Alameda Lorena, 1304
Conj. 1406 e 1407
Jardim Paulista
São Paulo/SP
CEP: 01424-906

TELEFONE
(11) 2137-5400