Loading...
COMITÊ DE CIRURGIA DO JOELHO2019-02-05T21:38:50-03:00

Destaques

Último destaque

Comitê de Cirurgia do Joelho

Fundada em 1983, durante o I Simpósio Brasileiro de Cirurgia do Joelho, organizado pelo Grupo de Joelho do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) é um dos grandes comitês que compõem a SBOT. Com 1123 membros titulares, a SBCJ é responsável pela divulgação da moderna cirurgia do joelho no Brasil através de cursos proferidos em todo o país, dos congressos que organiza a cada dois anos e pelos estágios que seus sócios podem realizar no exterior.

Segundo João Mauricio Barreto, em relato no livro “70 anos Construindo a Ortopedia Brasileira”, o embrião da SBCJ foi um clube de estudo originado no grupo de cirurgia do joelho do IOT, em 1971. “Este grupo pioneiro viu chegar um novo método, uma nova filosofia, de tratamento nas lesões do joelho: as técnicas artroscópicas. Tais técnicas, como se sabe, exigiam curva de aprendizado longa e, por vezes penosa, devido aos precários instrumentais daquela época.”

O primeiro presidente da SBCJ foi Marco Amatuzzi, ao lado dos colegas Gilberto Camanho, Osmar Camargo, Yoshiki Okumura e Olavo Padilha. A partir de então, a Cirurgia do Joelho no Brasil passou a receber maiores olhares da classe médica, aprofundando cada vez mais os estudos na área e ampliando o intercâmbio de conhecimento com outros países, principalmente europeus. A organização de eventos científicos relacionados passou a ser uma constante, contribuindo para o aprimoramento das técnicas empregas no Brasil e consolidando a Sociedade.

Presidente: José Ricardo Pécora
Vice-Presidente: André Kuhn
1º Secretário: Sérgio Marinho de Gusmão Canuto
2º Secretário: Victor Marques de Oliveira
1º Tesoureiro: Marcelo Seiji Kubota
2º Tesoureiro: Alan de Paula Mozella
Diretor Científico: Vitor Barion de Pádua
Vogal: Guilherme Moreira de Abreu e Silva
Suplente: Marcelo Rodrigues Torres

REGIONAIS:
– SUL: José Salvador Pantoja
– SP: Riccardo Gomes Gobbi
– RJ: Phelippe Valente Maia
– MG/ES: Túlio Vinicius de oliveira Campos
– CO: Ricardo Jose do Couto
– BA/SE/AL: Wilson vasconcelos Neves Filho
– PE/PB/RN/CE/PI: Marcelo Cabral Fagundes Rego
– NO: Marcos George Leão

SOBRE O COMITÊ

ENDEREÇO
Avenida Nove de Julho, 3229
Conj. 1203
Jardim Paulista
São Paulo/SP
CEP: 01407-000

TELEFONE
(11) 3884-1120 / 3884-2098

Membro quite tem desconto no Congresso Anual SBOT!
Por favor, aguarde enquanto estamos te redirecionando.