Sobre a Comissão

>>Sobre a Comissão
Sobre a Comissão2020-07-31T09:49:07-03:00

Presidente: Marcelo Teodoro Ezequiel Guerra – Porto Alegre/RS
André Pedrinelli – São Paulo/SP
Alfredo dos Santos Netto – São Paulo/SP
César Rubens da Costa Fontenelle – Rio de Janeiro/RJ
Eduardo Jose Farias de Queiroz – Recife/PE
Jean Klay Santos Machado – Belém/PA
Adriano Fernando Mendes Junior – Juiz de Fora/MG
Hugo Alexandre de A. Barros Cobra – Rio de Janeiro/RJ
Benjamim Dutra Macedo – Belo Horizonte/MG

A Comissão de Preceptores foi idealizada com o intuito de cuidar e acompanhar a carreira de preceptor e as atividades de preceptoria em Ortopedia e Traumatologia. Tem por objetivos a formação, a coordenação, o planejamento e a supervisão do médico preceptor em Ortopedia e Traumatologia, assim como o planejamento e o calendário dos treinamentos e programas de ensino voltados aos médicos preceptores.

Missão
Aprimorar as competências pedagógicas dos preceptores dos serviços credenciados pela SBOT, auxiliando-os na aquisição , desenvolvimento e aplicação destes conhecimentos junto aos residentes.

Visão
Até 2020, constituir-se como uma das principais comissões de treinamento de preceptores do Brasil com enfoque em métodos pedagógicos baseados em competências levando em consideração, além dos aspectos técnicos, a dimensão humana do residente SBOT através de ferramentas de mentoria.

Valores
Defender o respeito para com o médico preceptor, com ênfase na sua formação humana ética, além da valorização do seu papel na formação do médico residente.

O que é um preceptor?

O preceptor na medicina é um profissional da área médica incumbido de acompanhar e orientar o residente durante o seu treinamento. Sua principal função é a de ensinar o exercício da profissão por meio de instruções formais e com determinados objetivos e metas.

Entre as suas características, devem estar conhecimentos e habilidades clínicas, atitudes profissionais, científicas, morais e éticas condizentes, pois a preocupação fundamental do preceptor envolve os processos de ensino e de aprendizagem durante o desenvolvimento das habilidades profissionais dos residentes.

O preceptor tem o papel de suporte, como mediador e facilitador, para ajudar o profissional em formação a adquirir mais confiança e segurança em suas atividades profissionais, reforçando as já adquiridas no processo de sua formação. Além disso, o preceptor deve servir de modelo e exemplo para o profissional recém-graduado, principalmente no que diz respeito ao comportamento científico, ético e moral.

O preceptor do Programa credenciado pela SBOT (Serviços de Ortopedia e Traumatologia) é o principal elo do residente com os valores e princípios da SBOT. É através dele que o residente terá acesso ao trabalho realizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Atualmente existem cerca de 2 mil preceptores em Ortopedia e Traumatologia no Brasil.

“Preceptor é o profissional que ensina, supervisiona, orienta e conduz o residente na prática da futura profissão. Ser um preceptor é uma honra, pois somos modelo e referência para os residentes. Temos a responsabilidade de mostrar aos novos profissionais as boas práticas da profissão, de proporcionar mudanças na mentalidade e de incentivar o residente a ser um diferencial na área em que atua”.

Dra. Maria do Patrocínio Tenório Nunes

Membro quite tem desconto no Congresso Anual SBOT!
Por favor, aguarde enquanto estamos te redirecionando.
Confira as principais recomendações sobre a pandemia da COVID-19