Sobre a Comissão

>>Sobre a Comissão
Sobre a Comissão2023-03-17T15:36:04-03:00

Presidente: Marcelo Teodoro Ezequiel Guerra – Porto Alegre/RS
André Pedrinelli – São Paulo/SP
Alfredo dos Santos Netto – São Paulo/SP
César Rubens da Costa Fontenelle – Rio de Janeiro/RJ
Eduardo Jose Farias de Queiroz – Recife/PE
Jean Klay Santos Machado – Belém/PA
Adriano Fernando Mendes Junior – Juiz de Fora/MG
Hugo Alexandre de A. Barros Cobra – Rio de Janeiro/RJ
Benjamim Dutra Macedo – Belo Horizonte/MG

A Comissão de Preceptores foi idealizada com o intuito de cuidar e acompanhar a carreira de preceptor e as atividades de preceptoria em Ortopedia e Traumatologia. Tem por objetivos a formação, a coordenação, o planejamento e a supervisão do médico preceptor em Ortopedia e Traumatologia, assim como o planejamento e o calendário dos treinamentos e programas de ensino voltados aos médicos preceptores.

Missão
Aprimorar as competências pedagógicas dos preceptores dos serviços credenciados pela SBOT, auxiliando-os na aquisição , desenvolvimento e aplicação destes conhecimentos junto aos residentes.

Visão
Até 2020, constituir-se como uma das principais comissões de treinamento de preceptores do Brasil com enfoque em métodos pedagógicos baseados em competências levando em consideração, além dos aspectos técnicos, a dimensão humana do residente SBOT através de ferramentas de mentoria.

Valores
Defender o respeito para com o médico preceptor, com ênfase na sua formação humana ética, além da valorização do seu papel na formação do médico residente.

O que é um preceptor?

O preceptor na medicina é um profissional da área médica incumbido de acompanhar e orientar o residente durante o seu treinamento. Sua principal função é a de ensinar o exercício da profissão por meio de instruções formais e com determinados objetivos e metas.

Entre as suas características, devem estar conhecimentos e habilidades clínicas, atitudes profissionais, científicas, morais e éticas condizentes, pois a preocupação fundamental do preceptor envolve os processos de ensino e de aprendizagem durante o desenvolvimento das habilidades profissionais dos residentes.

O preceptor tem o papel de suporte, como mediador e facilitador, para ajudar o profissional em formação a adquirir mais confiança e segurança em suas atividades profissionais, reforçando as já adquiridas no processo de sua formação. Além disso, o preceptor deve servir de modelo e exemplo para o profissional recém-graduado, principalmente no que diz respeito ao comportamento científico, ético e moral.

O preceptor do Programa credenciado pela SBOT (Serviços de Ortopedia e Traumatologia) é o principal elo do residente com os valores e princípios da SBOT. É através dele que o residente terá acesso ao trabalho realizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Atualmente existem cerca de 2 mil preceptores em Ortopedia e Traumatologia no Brasil.

“Preceptor é o profissional que ensina, supervisiona, orienta e conduz o residente na prática da futura profissão. Ser um preceptor é uma honra, pois somos modelo e referência para os residentes. Temos a responsabilidade de mostrar aos novos profissionais as boas práticas da profissão, de proporcionar mudanças na mentalidade e de incentivar o residente a ser um diferencial na área em que atua”.

Dra. Maria do Patrocínio Tenório Nunes

Membro quite tem desconto no Congresso Anual SBOT!
Por favor, aguarde enquanto estamos te redirecionando.