Comitês > Mão

>>Carnaval contribui para aumento de acidentes com as mãos

Carnaval contribui para aumento de acidentes com as mãos

Por |2019-02-22T00:14:34+00:0022/02/2019|Comitês > Mão|

Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) alerta para os riscos de graves lesões nas mãos durante a folia de Carnaval

O carnaval é celebrado com muita alegria pelos brasileiros, tanto para aqueles que vão acompanhar os desfiles e blocos de rua, quanto para aqueles que fogem do barulho da festa. A verdade é que a maioria das pessoas aproveitam um dos maiores feriados prolongados do País de alguma forma, dentre elas, dançando, preparando churrascos e ingerindo bebida alcóolica.

Contudo, todo cuidado é pouco. Os médicos especialistas, associados da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), perceberam o aumento do volume de atendimentos nesse período, relacionado aos acidentes que causam graves lesões nas mãos, que além da dor e sofrimento, levam, muitas vezes, ao comprometimento dos movimentos das mãos que podem evoluir com sequelas, muitas vezes irreversíveis, sem contar que provocam por consequência o aumento do afastamento do trabalho, já que as mãos são essenciais na maioria das atividades laborativas.

Os dados mais recentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) /2017, mostram no ranking de concessão de Auxílio-Doença Acidentário que, no ano, ocorreram cerca de 40 mil concessões do benefício. Para ter direito a pensão, é feito cálculo considerando a média aritmética simples das últimas 12 contribuições ao INSS.
O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Dr. Marcelo Rosa de Rezende explica, “As principais causas desses acidentes são: cortes de faca e queimaduras provocadas durante churrascos, cortes provocados por garrafas e copos de vidro, e as quedas, uma vez que nós temos o reflexo de nos apoiarmos antes de chegar ao chão, utilizando as mãos como escudo e feriando-as com maior gravidade”.

O especialista alerta sobre a importância do tema, e que assim como as campanhas sobre doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, acidentes de trânsito e violência, muitas vezes, provocados pelo abuso de bebidas alcoólicas e/ou outras drogas, o cuidado e atenção com os acidentes que envolvam as mãos também são necessários.

“Vale ainda o alerta para quem se locomove utilizando motocicleta, porque o eventual uso de álcool e outras drogas aumenta consideravelmente o número de acidentes com motocicletas. Lembrando que além das fraturas e trauma crânio-encefálico, podemos ter a lesão dos nervos que emergem da coluna cervical, chamado de ‘Lesão do Plexo Braquial’, que acarreta grave incapacidade do membro superior com perda de movimento e sensibilidade local. Uma lesão grave e com grande potencial de sequela”, conclui o Dr. Marcelo Rosa de Rezende.

Destaques da SBOT