O livro ORTOPEDIA NO BRASIL, 100 ANOS DE HISTÓRIA, de autoria de Osvandré Lech e Fernando Baldy dos Reis, relata de maneira consistente e de agradável leitura a magnífica história da ortopedia brasileira, sua atuação política, profissional e científica. Destaca o cenário da Medicina no Brasil no início do século XX e a implantação das suas primeiras Faculdades de Medicina. Os primórdios da ortopedia com os seus importantes precursores e o fato marcante da fundação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), em 1935.
A publicação traz também os cuidados com a adequada formação dos residentes em Ortopedia e Traumatologia através da atuação de suas competentes Comissões de Ensino e Treinamento (CET) e de Educação Continuada (CEC), que valorizam e defendem o Título de Especialista. Atuante, a SBOT sempre balizou e influiu nos programas curriculares das disciplinas de Ortopedia e Traumatologia das Faculdades de Medicina e na estrutura de suas residências.
Ao longo do tempo e chegando aos seus 90 anos, a SBOT amadureceu através de suas sucessivas diretorias, modernizando-se e adaptando-se a toda evolução técnica, constituindo-se em uma das mais respeitadas entidade de classe da área médica do nosso país.
Desde 2022, com a aprovação do Conselho Consultivo da SBOT, foi criada a Academia Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – ABOT que, com 46 cadeiras congrega como patronos os ex-presidentes da SBOT já falecidos, juntamente com alguns notáveis ortopedistas também já falecidos. Entre os seus 46 acadêmicos fundadores estão os ex-presidentes vivos da SBOT juntamente com importantes colegas que se destacam na ortopedia brasileira e sobretudo na atuação da SBOT. Atualmente, a SBOT aprimorou o seu sistema de governança e está em fase de construção de uma nova sede com um avançado Centro de Treinamento.
Conheça a trajetória da SBOT no livro Ortopedia no Brasil, 100 anos de história.