Segurança no Trânsito

>Segurança no Trânsito
Segurança no Trânsito2023-10-25T17:26:11-03:00

Aliança Brasileira pela Segurança no Trânsito

A alarmante situação da violência no trânsito no país e o crescente número de vítimas fatais, feridos e sequelados motivaram a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET) a criar a Aliança Brasileira pela Segurança no Trânsito (ABSAT).

A Aliança, será lançada no dia 16 de novembro de 2023 durante o 55º Congresso Anual SBOT, em Brasília, e seu Grupo de Trabalho terá lideranças do Ministério da Saúde, Ministério dos Transportes, o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), o Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), a Secretaria Nacional de Trânsito – (SENATRAN), a Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a Associação Brasileira de Toxicologia, o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) entre outros.

“Com a participação ampla de todas as entidades, o objetivo é promover ações de prevenção conjuntas para o alcance das metas da Década do Trânsito 2021-2030 da ONU e OMS no país, ou seja, reduzir em 50% o número de mortes e lesões graves”, explica João Matheus Guimarães, presidente da SBOT. Segundo a OMS, globalmente, mais de 3,5 mil pessoas morrem por dia nas vias, o que equivale a quase 1,3 milhão de mortes evitáveis e cerca de 50 milhões de pessoas lesionadas a cada ano – tornando-se a principal causa de óbitos de crianças e jovens em todo o mundo.

No Brasil, o último levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontou que entre 2010 e 2019 o Brasil registrou um aumento de 13,5% nas mortes (em números absolutos) no trânsito, em relação à década anterior, com uma taxa de mortalidade por 100 mil habitantes que cresceu 2,3% neste período, mostrando resultados bastante frustrantes em relação à meta global estipulada pela ONU. “Vítimas por acidentes de trânsito ocupam os leitos hospitalares e centros cirúrgicos no país e, com isso, o tempo de espera para uma cirurgia eletiva acaba aumentando, o que prejudica todo o sistema de saúde”, ressalta o presidente da SBOT.

Promoção da Saúde e da Segurança no Trânsito

O Grupo de Trabalho da Aliança buscará consolidar ações para maximizar o impacto de promover os pilares para segurança no trânsito discutidos na Assembleia Geral da ONU, com o objetivo de reduzir mortes e lesões no trânsito em 50% até 2030. Para o presidente da ABRAMET Dr. Antônio Meira, “no exame meticuloso de aptidão da saúde dos condutores, o alerta sobre a conscientização da responsabilidade individual no ambiente trânsito será constante”.

João Antonio Matheus Guimarães, reforça que medidas como redução de velocidade, orientações sobre o uso do celular enquanto estiver dirigindo, incentivo do uso de segurança também no banco de trás, uso de capacete, entre outras, ajudarão a evitar que os sinistros ocorram. “A participação da SBOT em ações desta natureza faz parte da sua missão e estimula a todos que consolidem esta política pública pois as vítimas de trauma e suas sequelas evitáveis, ainda superlotam os hospitais”, finaliza.

Membro quite tem desconto no Congresso Anual SBOT!
Por favor, aguarde enquanto estamos te redirecionando.