No dia 03 de agosto foi realizada a 1ª aula do Curso de Formação de Preceptores da Residência em Ortopedia. O objetivo do curso é desenvolver competências requeridas em processos pedagógicos e gerenciais nos Programas de Residência em Ortopedia no Brasil.
O programa conta com uma carga horária de 220 horas dividido em 9 encontros virtuais síncronos, das 18h às 21h; 1 encontro presencial, das 8h às 18h, durante o 54º Congresso Anual SBOT, no dia 23 de novembro; 16 aulas e 100 horas de interação e estudo em ambiente virtual de aprendizagem; e 83 horas para a produção de uma matriz de competência e objetivos educacionais que sirvam ao aprimoramento dos Programas de Residência Médica em Ortopedia.
Para Marcelo Guerra, presidente da Comissão de Preceptores, o curso é um avanço para a especialidade. “A SBOT é a primeira sociedade médica que realiza um curso tão importante como esse. Isso só demonstra o pioneirismo e a preocupação constante em ofertar o que há de melhor aos nossos ortopedistas com um único objetivo: aprimorar o atendimento dos nossos pacientes”, diz Guerra.
O Curso de Preceptores é destinado a um grupo de 400 preceptores em Ortopedia que foram previamente selecionados nos Serviços de Ortopedia e Traumatologia de todo o país. “O curso trará ferramentas que ajudarão o ortopedista a desenvolver importantes competências na condução de seus residentes”, acrescenta Jorge dos Santos Silva, presidente da SBOT.
Dentre os temas que serão abordados podemos citar: Planejamento educacional na residência; Legislação da Residência Médica; Gestão e liderança; Profissionalização da Preceptoria; Ensino por competências; Objetivos educacionais, milestones e EPAs; entre outros assuntos.
“A SBOT acredita que a qualidade do cuidado começa pela excelência na formação dos profissionais de saúde”