Cine SBOT

Caro Sócio SBOT,

Estão abertas as inscrições para participar do CINE SBOT, atividade já consagrada e que tem por objetivo a disseminação de técnicas cirúrgicas em nossa especialidade, através de apresentações em forma de vídeos. Serão montadas estações, que estarão funcionando diariamente durante o congresso.

Os temas são abertos e o material didático deverá ser enviado à comissão organizadora até 15/10/2021. A análise de qualidade técnica do vídeo será feita por profissional da área de imagem, sendo condição básica para prosseguir a avaliação do conteúdo por um corpo editorial específico. Os interessados em submeter os vídeos para apresentação deverão estar inscritos no congresso.

Aos interessados em fazer documentação 3D, ou alta definição sugerimos entrar em contato com o Sr. Henri Makabe (henri@stereoworks.com.br), responsável pela avaliação técnica dos vídeos do “Cine SBOT”.

Os vídeos deverão ser enviados em formato de MP4 ou MOV para o e-mail cbot@sbot.org.br, por plataformas de compartilhamento de arquivos, tais como We Transfer, Drop Box ou similares, com tamanho máximo de 2Gb, aos cuidados do Setor de Eventos da SBOT. Deverão também enviar a autorização do uso de imagem previamente assinada, CLIQUE AQUI PARA BAIXAR. 

No corpo do e-mail deverá constar, OBRIGATORIAMENTE, as seguintes informações:

  • Nome do(s) Autor(es) e Coautores;
  • Especialidade;
  • Título do Vídeo
 

Orientações Técnicas:

  1. Documente seu vídeo sob o ponto de vista do cirurgião, com foco no que interessa ser mostrado em tempo médio de 10 a 15 minutos no máximo, sendo desejável 10 minutos.
  2. Use bem as imagens pré e pós-operatórias para ilustrar e descrever as indicações e resultado obtido.
  3. Chame a atenção para fundamentos da técnica, estruturas em situação de risco, as opções intra-operatórias e métodos de fixação.
  4. Use imagens estáticas criteriosamente. Lembrar que o vídeo é um meio de movimento.
  5. Intercale imagens abertas para estabelecer orientação do contexto e close-ups para mostrar detalhes cirúrgicos.
  6. Marque sempre seu sítio cirúrgico e a incisão que deverá fazer.
  7. Intercale fotos “picture-in-picture” quando julgar interessante para esclarecer a técnica.
  8. Edite o programa final para omitir ações cirúrgicas que não são essenciais numa demonstração, como dissecção de rotina, hemostasia, suturas etc.
  9. Certifique-se da qualidade da locução, que deve ser clara, de fácil compreensão e sem ruídos desnecessários.
  10. Embora os vídeos possam ser patrocinados por empresas, procure ser imparcial quanto aos produtos utilizados, sendo permitido agradecimento ao final do vídeo.

Se aprovado, seu vídeo será inserido na plataforma EAD da CEC-SBOT, com importante contribuição para a Educação Continuada dos membros da nossa sociedade. Participe!

Premiações: O vídeo mais assistido e o vídeo melhor pontuado durante o Congresso serão premiados com um pacote completo para o 54º Congresso Anual da SBOT (2023), que será realizado em Florianópolis, incluindo inscrição, passagem aérea e hospedagem.

Um forte abraço,

Moisés Cohen
Presidente do 53º Congresso Anual SBOT
Coordenador do Cine SBOT